Acritica: Coarienses inconformados com a corrupção

CPI de Coari “dorme” com 12 assinaturas

Comissão de moradores de Coari, na ALE, critica PCdoB e cobra dos deputados instalação da CPI

Emerson Quaresma
Especial para A CRÍTICA


A pressão pública fez, ontem, a Assembléia Legislativa do Estado (ALE) quebrar o seu marasmo. Doze deputados assinaram, o ofício que pede, pela terceira vez, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar indícios de corrupção na Prefeitura de Coari (a 370 quilômetros de Manaus). Aproximadamente 50 cidadãos coarienses foram à galeria do plenário da ALE, portando cartazes, em defesa da CPI.


O novo requerimento, de autoria do deputado Wallace Souza (PP), recebeu, pela manhã, 11 assinaturas e, até às 17h15 de terça-feira, chegou a 12. O último a assinar o documento foi o deputado Walzenir Falcão (PTB) que, pela manhã, não compareceu ao plenário da ALE. Eram necessárias, de acordo com o regimento interno da Casa, oito assinaturas. A ALE tem 24 deputados. O requerimento será apresentado hoje, às 10h, à Mesa Diretora da Casa, de acordo com Wallace Souza.


As outras reações Da tribuna, o deputado Sabá Reis (PR) afirmou que queria ser investigado pela Polícia Federal (PF). Disse que soube de boatos nos corredores do Poder, de que ele e a deputada Vera Lúcia Castelo Branco (PTB) teriam recebido, no ano passado, do prefeito Adail Pinheiro, R$ 150 mil, cada um, no momento em que atuavam na comissão especial criada para levantar documentos sobre notas fiscais frias em Coari, denunciadas por A CRÍTICA em janeiro de 2007.


Sabá se declarou indignado ao ler manchete de A CRÍTICA, publicada no domingo, na qual Adail afirma que não iria renunciar ao cargo. E ficou rouco de tanto criticar o prefeito de Coari depois de ler sem retirar os palavrões de trechos de conversas captadas pela Polícia Federal durante a Operação Vorax.


“O Adail é um porco, bêbado, imundo que submeteu as meninas ao horror. Eu quero ser investigado e acredito que a deputada (Vera Lúcia) também queira para provarmos que não recebemos nada”, gritou Sabá. Quando o deputado foi o relator da comissão especial, no ano passado, não teve essa postura. E isso foi lembrado ontem pela deputada Vera Lúcia ao citar que Sabá Reis não se portou com a mesma veemência. ” Me tratavam até com certo desdém”, disse a deputada.


Vera Lúcia afirmou que está com “as mãos limpas”, e que apresentou requerimento à Mesa Diretora para acionar a Corregedoria da Casa a fim de instaurar procedimento que chegue ao autor do boato. Sobre o reprodutor da “cizânia”, o deputado Sabá Reis, Vera disse que ele foi “leviano”. “O crime de injúria e calunia não pega só em quem as produz, mas também quem as reproduz. Não peguei dinheiro de ninguém e jamais pegaria”, disse a deputada.


Para acalmar os ânimos, o presidente da Casa, deputado Belarmino Lins (PMDB), interrompeu a sessão e convocou os deputados para reunião na sala da presidência por 60 minutos. Na reunião, realizada a portas fechadas, na sala da presidência, a imprensa não pode entrar nem para registrar imagens.


Ao final, Belarmino ao comentar sobre a CPI, disse que iria se restringir a respeitar o regimento. O peemedebista reafirmou ainda que uma CPI na ALE seria “chover no molhado”. “Continuo achando que não chegaremos a nada além do que a Polícia Federal já alcançou. O que falta agora é só o prefeito (Adail) ser preso. Se não, vai ficar omissa”, comentou.


Há dois dias o presidente do PTB do Amazonas, o ex-governador Amazonino Mendes, pré-candidato a prefeito de Manaus, determinou que seus partidários, Vera Lúcia, Walzenir Falcão e David Almeida assinassem o pedido de CPI. Ontem, David Almeida não assinou e nem compareceu à ALE.


Fonte: http://www.acritica.com.br


Data: 11/06/2008

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: